sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Racismo Ambiental....

Oi.... é Nóis.


Recebi email's dos Gabinetes dos Vereadores, Gilmar Santiago (PT) e Marta Rodrugues (PT) para Sessão Especial a respeito do Parque São Bartolomeu. Como sou praticante do Candomblé (sou filho de Oxóssi), não poderia deixar passar por esqueçido. Lá estava, as 09:hs pontualmente. A Sessão só começou as 10:30, e mesmo assim ameaçada de ser suspensa logo cêdo. (um funcionário da casa havia falecido, e o corpo seria velado na sala principal/no decorrer a familia do finado achou por bem vela-lo na cidade onde nascera, e eles foram). Os vereadores asentados, foi a hora de convidar os representantes do governo municipal e estadual. Lá estavam, o representante da Sedur, da Embasa, da Fundação Palmares etc. (os representantes do município não compareçeram, assim como a imprensa). Claro não poderia faltar em ipotése alguma os representantes das Religiões de Matrizes Áfricanas. (mães, pais, e filhos de santo).
O Parque Metropolitano de São Bartolomeu encontra-se desamparado, esquecido pelos poderes públicos do estado da Bahia desde o início da década de 80. Poderes esses Municipal e Estadual. Não obstante ser reconhecido como "Áerea de Proteção Ambiental, o local não possui policiamento que garanta a segurança dos visitantes e moradores locais ou fiscalização ambiental que evite a degradação da natureza que ocorre no parque. As riquezas natural, cultural e histórica do Parque são contadas pelas deteriorização e pela violência. Lugar que testemunha fatos como o primeiro sermão do Pe. Anchieta, a formação do Quilombo do Urubu e a Independência da Bahia, São Bartolomeu vive em paradoxo. A maior reserva de Mata atlántica do estado o Rio do Cobre, outrora relevante abastecedora de água da região, foram invadidas por moradias inadequadas e pela falta de sanêamento. Das sete quedas-d'águas que o parque possui, só resta uma sem ser atingida pela poluição. Tais problemas inibiram os tradicionais cultos religiosos no lugar. Os praticantes do Candomblé consideram o Parque São Bartolomeu como Área Sagrada para reverência aos orixás, por causa da energia dos ancestrais e natureza que habitam o local. Desde o Quilombo do Urubu, um dos mais significativos da história baiana, divindades de nações africanas diversas ali foram cultuadas: as Inquices (Angola), os Voduns (Jejê) e os Orixás (Keto). Atualmente, Ong's, Artistas, Estudantes, Plíticos Enganjados e Intelectuais solicitam a transformação do Parque Metropolitano de São Bartolomeu em patrimônio da humanidade. Dessa forma, acreditam que a situação de abandono em que se encontra o local seja revertida.
Os representantes do Gov. Estadual, apresentaram projeto de Revitalização, cabe agora a comunidade organizada, fiscalizar as obras que segundo eles começam em outubro. Estaremos atentos para cobrar as melhorias previstas.


Abraxé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário